Primeira Usina Solar Pública do DF revoluciona sustentabilidade

DF

DF_ O Distrito Federal inaugurou neste sábado (08/06) sua primeira usina pública de energia solar fotovoltaica, localizada no Parque Ecológico de Águas Claras. Com um investimento de R$ 4,3 milhões, financiado pelo Fundo Global para o Meio Ambiente, e equipada com 1.310 placas fotovoltaicas, a usina fornecerá energia limpa para 80 prédios públicos na capital federal.

A usina promete gerar anualmente 962,77 MWh, o que resultará em uma economia de aproximadamente R$ 1 milhão por ano para o Governo do Distrito Federal (GDF). Este projeto foi possível graças à parceria internacional entre o GDF, a Secretaria do Meio Ambiente e Proteção Animal (Sema-DF), o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) e a coordenação do Ministério de Ciência e Tecnologia (MCTI).

Entre os beneficiados pela energia solar estão a sede da Sema-DF, 34 unidades de conservação geridas pelo Instituto Brasília Ambiental, todas as instalações do Jardim Zoológico e do Jardim Botânico de Brasília, além de dez unidades escolares da Secretaria de Educação (SEE), incluindo a Escola de Música de Brasília.

Para o governador Ibaneis Rocha, a entrega da usina é um marco para o DF e uma comemoração para a Semana do Meio Ambiente: “Brasília é uma cidade muito importante, nós temos um dos maiores níveis de árvores do Brasil. Temos muita preocupação com a sustentabilidade e o desenvolvimento alinhado à preservação ambiental. Esta usina vai abastecer 80 prédios públicos do DF.

O governador também anunciou um novo projeto em parceria com a Companhia Energética de Brasília (CEB) para iluminar mais prédios públicos: “Em breve, teremos o lançamento de um projeto de iluminação para prédios públicos, garantindo energia sustentável. Águas Claras ganha mais um presente, e é uma cidade que está se desenvolvendo a cada dia.”

Gutemberg Gomes, secretário da Sema, destacou o papel da pasta na coordenação do projeto: “A secretaria coordenou todo o processo para que tenhamos a primeira usina pública de geração de energia fotovoltaica. As emergências climáticas são assuntos globais e, por isso, houve a parceria internacional. Aqui, estamos gerando energia para 80 prédios públicos em um arranjo completamente inovador.

Para Hélvia Paranaguá, Secretária de Educação, a energia solar nas escolas é um passo importante: “No plano de governo do governador Ibaneis, para este segundo mandato na parte da educação, foi colocado a ampliação de energia solar nas escolas. Nós sonhamos com 30% das escolas com energia fotovoltaica até 2026. Já instalamos energia solar em algumas escolas através de emendas parlamentares, e agora mais dez serão beneficiadas.”

A usina não apenas trará grande economia para a capital federal, mas também é uma estratégia para reduzir a emissão de gases do efeito estufa, combatendo as emergências climáticas. As escolas que receberão a energia solar, como a Escola de Música de Brasília, terão uma redução significativa nos custos com energia elétrica, permitindo que os recursos economizados sejam redirecionados para outras políticas públicas.

Com a inauguração da primeira usina pública de energia solar fotovoltaica, o Distrito Federal dá um passo significativo em direção à sustentabilidade e à preservação ambiental, demonstrando que é possível aliar desenvolvimento urbano com práticas ecológicas inovadoras.

Veja mais Notícias

Conheça o Azume

Compartilhe esta notícia:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscreva-se para receber novidades e promoções

© 2023 · E4 Energias Renovaveis© – CNPJ 41.142.800/0001-24 / Azume Tecnologia LTDA - CNPJ 49.305.545/0001-03 - Todos os direitos reservados
plugins premium WordPress