A Vale (VALE3) deu mais um passo em direção à sustentabilidade. Assim, a mineradora anunciou a assinatura de um memorando de entendimento (MoU) com a empresa sueca GreenIron, focado em projetos conjuntos de descarbonização na cadeia de suprimentos de mineração e metais no Brasil e na Suécia.
O acordo inclui o desenvolvimento de um estudo de viabilidade para a instalação de uma unidade de redução direta no Brasil, que seria operada pela GreenIron. Além disso, a Vale fornecerá aglomerados de minério de ferro para as operações comerciais da empresa sueca em Sandviken. Onde a GreenIron já avança com testes e comissionamento de suas instalações.
Índice
Hidrogênio Verde e Inovações para Reduzir Impactos
Assuim, o estudo de viabilidade no Brasil abrange a escolha de um local para o projeto e a avaliação do uso de energia renovável e hidrogênio verde, além de outras inovações tecnológicas. Essa abordagem reforça o compromisso da Vale com a redução dos impactos ambientais de suas operações futuras.
Tecnologia Patenteada e Sustentável
A GreenIron possui uma tecnologia patenteada de redução de óxidos metálicos utilizando hidrogênio, cujo único subproduto é a água. Essa solução não apenas é energeticamente eficiente, mas também se adapta a diferentes matérias-primas, tornando-a flexível e inovadora.
Nos últimos dois anos, a Vale e a GreenIron vêm realizando testes com pelotas de minério de ferro produzidas pela mineradora. Os próximos passos incluirão o uso de briquetes de minério de ferro, produto desenvolvido pela Vale com emissões reduzidas de CO₂ durante a produção.
Sustentabilidade em Escala Global
Assim, com operações comerciais na Suécia em fase de ampliação, a parceria entre a Vale e a GreenIron reforça o papel da tecnologia e da inovação na busca por soluções sustentáveis para o setor de mineração. Esse acordo representa mais um marco na jornada da Vale rumo a uma cadeia produtiva mais limpa e resiliente, alinhada às metas globais de descarbonização.