ANEEL programa consulta pública para tratar da “inversão de fluxo”

 inversão de fluxo

Nessa quinta-feira (30/11), durante Mesa Redonda – Desafios da Micro e Minigeração Distribuída, a ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) afirma que poderá abrir uma Consulta Pública para discutir uma solução para os projetos de GD (geração distribuída) por inversão de fluxo nas concessionárias de energia.  

“O que hoje está doendo, apertando e está deixando as pessoas aflitas não é a usina de 2 MW com inversão de fluxo. É o sistema de 1kW que a gente [ABSOLAR] recebeu tem duas semanas na carga de uma unidade consumidora que teve uma alegação de inversão de fluxo, sem estudo e sem cumprimento dos requisitos do artigo 73. Trata-se de um consumidor que, pela sua própria natureza, tem muito menos condições de perseguir a correta aplicação da regulação do que um empreendedor que está fazendo uma usina de 2 MW”
~Vice-presidente de GD da ABSOLAR, Bárbara Rubim

Antes disso, na terça-feira (28/11), era esperado uma consulta pública para tratar do tema de inversão de fluxo de projetos de micro e minigeração distribuída na reunião da Diretoria da ANEEL. Porém, o processo foi retirado de pauta.

“Infelizmente tivemos essa semana uma notícia que preocupou um pouco o setor, que foi a retirada de pauta na reunião da diretoria ordinária desta terça-feira do processo que revê a revisão da Resolução Normativa 1000/2021”
~Rodrigo Sauaia, CEO da ABSOLAR

Sauaia ainda fez um pedido para que o tema fosse reinserido na pauta para que o assunto pudesse ser deliberado no dia 5 de dezembro, que é a data da próxima reunião da Diretoria da ANEEL. Em resposta, diretor da ANEEL, destacou que cabe ao relator do processo decidir: ‘A autonomia dessa casa permite que somente o relator paute o processo. Então, solicito que entre em contato com a doutora Agnes [diretora da Agência e relatora do processo]. Não sei o motivo dela ter tirado de pauta, mas acredito que ela deve ter algum ponto que ela queria repensar melhor’.

A pauta da próxima reunião da Diretoria da Agência foi publicada nesta quinta (30) e até o momento não consta o processo. Clique aqui para consultar a pauta da 45ª Reunião Pública Ordinária Da Diretoria De 2023.

Veja mais Notícias

Conheça o Azume

Compartilhe esta notícia:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress