O BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) anunciou um novo financiamento de R$ 530 milhões para o complexo solar “Irecê 1”, localizado nas cidades de João Dourado e Irecê, na Bahia. As operações estão previstas para começar no 3º trimestre de 2025.
Através do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), o BNDES financiará 78% do projeto na modalidade project finance em dólar americano. Este empreendimento é resultado de uma parceria entre as empresas Acelen, Perfin Infra Administração de Recursos e Illian Energias Renováveis, e deverá gerar 530 empregos diretos.
Luciana Costa, diretora de Infraestrutura, Transição Energética e Mudança Climática do BNDES, destacou que o “parque solar associado ao programa de descarbonização da Refinaria de Mataripe é parte do esforço do BNDES em fomentar a transição energética”.
O complexo solar, com uma capacidade instalada de 161 MWp, fornecerá energia limpa para a Refinaria de Mataripe, a segunda maior do país, e será capaz de reduzir 128 mil toneladas de CO2 por ano.