Os desafios dos carros elétricos frequentemente envolvem questões relacionadas à bateria e ao carregamento. No entanto, a ideia de incorporar painéis solares na carroceria tem sido uma proposta intrigante, mesmo que anteriormente considerada cara, complexa e de eficiência limitada. A fabricante holandesa do carro elétrico Stella terra demonstrou avanços significativos nessa área.
O Stella Terra é um carro elétrico revestido com painéis solares e é notável por sua impressionante capacidade. O veículo peculiar percorreu mais de 1.000 km utilizando apenas a energia solar, e provou ser ainda mais eficiente em um teste no Marrocos.
Esse veículo apresenta um design incomum, resultado de uma produção artesanal realizada por estudantes da Universidade de Tecnologia de Eindhoven, nos Países Baixos. O foco no design inclui opções como a cobertura das rodas para aprimorar a aerodinâmica e a parte traseira, que é suavemente inclinada, eliminando a janela traseira para permitir a instalação de mais placas solares que se estendem até o capô.
O projeto visa atender às necessidades de entusiastas de off-road, proporcionando um veículo elétrico adaptado para enfrentar terrenos acidentados. Para comprovar a capacidade do veículo, a Stella levou o Terra ao interior do Marrocos, atravessando terrenos desafiadores, incluindo o Saara.
Surpreendentemente, o Stella Terra enfrentou apenas um problema com o sistema de direção, que foi prontamente corrigido. O motor elétrico permitiu que o veículo completasse a jornada de 1.000 km em aproximadamente uma semana e meia, atingindo uma velocidade máxima de 145 km/h. O carro é equipado com uma pequena bateria para situações em que a luz solar não é suficiente, e em um dia com boa exposição ao sol, pode percorrer até 710 km. O excedente de eletricidade pode até ser usado para alimentar aparelhos como fogões portáteis e carregar dispositivos móveis.
O sucesso do projeto levou Bob van Ginkel, gerente técnico do projeto, a desafiar as grandes montadoras da indústria automobilística. Ele expressou a esperança de que o Terra Terra sirva de inspiração para fabricantes, como BMW e Land Rover, para tornar a indústria automobilística mais sustentável.
Embora esse feito seja notável, a dura realidade da indústria automobilística permanece, com exemplos como a Lightyear, uma fabricante holandesa que produziu um carro elétrico conhecido como Lightyear 0. Embora a produção tenha começado em dezembro de 2022, a empresa anunciou falência em janeiro de 2023 devido à falta de pedidos, devido em parte ao preço elevado do veículo, que chegou a 250.000 euros, aproximadamente 1,6 milhão de reais.
O alcance e a eficiência do Stella Terra tornam-no adequado para regiões remotas com estradas precárias e redes de energia pouco confiáveis. A expectativa é que esse conceito inspire montadoras em todo o mundo a abraçar a sustentabilidade na indústria automobilística.