Cientistas de Hong Kong alcançam novo recorde de eficiência em células solares orgânicas

Células desenvolvidas por pesquisadores da PolyU têm eficiência de 19,31%.
prof li gang polyu hong kong

Cientistas da Universidade Politécnica de Hong Kong (PolyU) alcançaram um novo marco no setor de energias renováveis com o desenvolvimento de células solares orgânicas (CSOs), também conhecidas como células solares poliméricas. A equipe de pesquisadores conseguiu atingir uma eficiência de 19,31% nessas células, o que representa um avanço significativo na busca por tornar a energia solar uma fonte mais barata e eficiente.

A eficiência das células solares é medida pelo quanto de energia solar recebida é aproveitada para a geração de eletricidade. As células solares fotovoltaicas convencionais são fabricadas com cristais de silício, mas as células solares orgânicas têm se destacado como uma alternativa devido ao seu custo reduzido. No entanto, até o momento, sua eficiência energética tem sido inferior à alcançada com outros materiais, com a célula solar mais eficiente atingindo 32,5% de conversão de energia.

A pesquisa liderada pelos professores Li Gang e Sze-Yen Chung, da PolyU, teve como principal contribuição o desenvolvimento de uma técnica que permite uma formação e ordenamento mais eficientes das moléculas nas células solares orgânicas. Essa técnica foi aprimorada ao longo de dois anos e espera-se que sirva como um impulsionador para futuras pesquisas nesse campo.

Segundo Li Gang, a próxima meta a ser alcançada é uma eficiência de 20% nas células solares orgânicas. Além disso, os cientistas também buscam melhorar a estabilidade das células e explorar outras vantagens, como flexibilidade, transparência, baixo peso e a possibilidade de personalização da cor.

O avanço alcançado pelos pesquisadores da PolyU representa um marco importante para o desenvolvimento das células solares orgânicas e promete impulsionar a pesquisa nessa área. Essa descoberta pode abrir portas para diversas aplicações, como em dispositivos eletrônicos portáteis e integração de painéis solares em edifícios. Com essa nova descoberta, espera-se que a eficiência das células solares orgânicas continue a aumentar, abrindo caminho para o avanço da energia solar como uma fonte de energia limpa, acessível e sustentável.

Fonte: PolyU

Compartilhe esta notícia:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscreva-se para receber novidades e promoções

© 2023 · E4 Energias Renovaveis© – CNPJ 41.142.800/0001-24 / Azume Tecnologia LTDA - CNPJ 49.305.545/0001-03 - Todos os direitos reservados
plugins premium WordPress