Segundo a dupla de pesquisadores australianos: Andrew Blakers e David Fernando, os dois melhores locais para produzir energia solar em larga escala, com parques instalados no mar, estão localizados na Linha do Equador ( ao redor da Indonésia ) e na África Ocidental ( próximo da Nigéria ).
Na revista científica “Solar” eles explicam o motivo, que envolve a calmaria das águas e a baixa ocorrência de tempestades, além de ajudar a resolver conflitos de uso da terra.
Vale mencionar que o foco da produção de energia limpa deve ser realmente a energia solar, visto que a região oceânica é de calmaria, excluindo totalmente a possibilidade de turbinas eólicas.
Na pesquisa em busca do melhor local para os parques de energia solar “infinita”, eles rejeitaram ondas maiores que 6 metros e ventos mais fortes que 15 metros por segundo, optando assim, pela Indonésia ( Ásia ) e o Golfo da Guiné, onde tempestades tropicais raramente estão presentes.
Conforme estima o recente estudo, apenas as placas solares no mar da Indonésia, poderão gerar, sozinhas, cerca de 35 mil terawatts-hora (TWh) de energia solar por ano. “Este valor total é semelhante à atual produção global de eletricidade”, segundo os pesquisadores. Por isso, eles encaram a proposta como uma fonte praticamente “ilimitada” de energia.