Conheça o revolucionário projeto da rodovia solar na Europa

Projeto prevê uma produção anual de quase 50 TWh de energia fotovoltaica na Autobahn alemã.
autobahn solar

Um projeto conjunto da Áustria, Alemanha e Suíça promete ser o futuro das rodovias solares. Depois da frustrada tentativa francesa de usar paineis solares na superfície das estradas, os planos para a Autobahn A81 olham mais para cima.

A pesquisa para o projeto foi lançada pelo Instituto Austríaco de Tecnologia (AIT). O objetivo é aproveitar a área das autoestradas para produzir energia solar em locais com alta densidade populacional. Além do AIT, o Instituto Fraunhofer para Sistemas de Energia Solar e a Forster FF fazem parte do grupo responsável.

Aproveitando a estrutura da Autobahn

O sistema de estradas da Alemanha representa cerca de 5% da área do país, com rodovias ocupando quase metade desse valor. Isso representa um grande potencial não explorado para geração de energia solar.

Martin Heinrich, do Instituto Fraunhofer, explica que “rodovias são um bom lugar para produzir energia solar, porque geralmente elas atravessam áreas que já são densamente populadas, então esse uso não mobiliza terras de agricultura ou que possam ter outros usos”. Ou seja, é uma alternativa eficiente para gerar energia solar sem atrapalhar o uso daquela área para outros fins.

Além disso, a localização da Autobahn ainda facilita o aproveitamento da energia gerada pelo sistema fotovoltaico. Por atravessar áreas bastante populosas, fica fácil distribuir essa energia nos arredores da instalação.

Outro ponto positivo do projeto é que ele também beneficia o tráfego na Autobahn. Isso porque as áreas cobertas pelos paineis solares ficam mais protegidas dos efeitos do clima, o que aumenta a durabilidade do pavimento. 

Produção de energia

Ainda segundo Heinrich, a previsão para a produção de energia fotovoltaica na área ocupada pela Autobahn é bastante otimista. O especialista em energia solar fez uma estimativa conservadora, levando em consideração até 30% de perdas geradas pelo posicionamento dos paineis, sombras de árvores e outros fatores. Ainda assim, a expectativa é uma produção de 47 terawatts-hora por ano, o suficiente para o consumo de energia de um terço da população alemã.

O projeto

Com financiamento da Alemanha, Áustria e Suíça, o projeto PV-SÜD tem duração prevista de três anos divididos em duas fases. Na primeira, os pesquisadores avaliarão as melhores opções para a execução do projeto. Já na segunda fase, será construída uma seção-piloto de 40 metros de comprimento para testar a durabilidade da instalação e os impactos no tráfego e na estrutura da Autobahn.

Se tudo der certo, o custo estimado é de cerca de 300 euros por metro quadrado. Mais caro que instalações fotovoltaicas no solo, mas um valor próximo do praticado em instalações de paineis em telhados por lá. Se o projeto for aplicado em toda a extensão da Autobahn, o investimento seria de 100 bilhões de euros – uma soma considerável, mas que pode ter bons retornos com todo o potencial de produção da rodovia.

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