De acordo com a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), a potência instalada de energia solar de geração distribuída teve um crescimento de 110% em um anono Brasil, alcançando a marca de 21 GW em maio de 2023. Isso equivale a uma usina e meia de Itaipu, que possui capacidade de 14 GW. Atualmente, o país conta com mais de 1,9 milhão de sistemas solares fotovoltaicos conectados à rede, beneficiando 2,5 milhões de unidades consumidoras.
A energia solar está presente em todos os estados brasileiros, abrangendo 5.527 municípios. Os estados líderes em potência instalada são São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Paraná. A Absolar destaca a oportunidade de utilizar essa tecnologia em programas sociais, como o Minha Casa Minha Vida e o Luz para Todos, além de prédios públicos, como escolas, hospitais e postos de saúde, visando reduzir os gastos governamentais com energia elétrica.
Além disso, segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o Brasil ultrapassou a marca total de 30 GW de potência instalada de energia solar fotovoltaica. Esse número inclui sistemas de geração distribuída, citados acima, e usinas de grande porte.
O país alcançou 10 GW em 2021, levando apenas 13 meses para chegar a 20 GW. Agora, em menos de oito meses, adicionou mais 10 GW, totalizando 30 GW. O Brasil se destaca como o quarto país em aumento de capacidade e entrou no ranking dos 10 principais produtores de energia solar fotovoltaica.
Esses avanços representam um importante impulso para a energia solar no país, contribuindo para a transição para fontes de energia limpa e renovável, com benefícios ambientais e econômicos significativos.