Estudantes do Ciep 218 Ministro Hermes Lima – Intercultural Brasil-Turquia, em Duque de Caxias, estão navegando em novas águas! Eles participam do Desafio Solar Brasil, uma competição emocionante em Búzios, onde embarcações movidas a energia solar são as estrelas.
O grupo de 16 alunos dedicou-se à construção do Margô, um catamarã de seis metros equipado com três módulos fotovoltaicos, que transformam a luz do sol em energia. Este projeto inovador não apenas destaca o potencial da energia solar, mas também reforça o compromisso com a sustentabilidade ambiental.
Organizado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) através do Núcleo Interdisciplinar para o Desenvolvimento Social (NIDES), o Desafio Solar Brasil reúne estudantes de ensino médio e universitários em regatas diárias. O evento começou no último domingo e se estende até o próximo, somando pontos a cada desempenho.
A embarcação Margô é uma maravilha tecnológica. Além dos módulos fotovoltaicos, ela possui baterias, bombas de porão em cada casco, âncora, cabo de reboque, colete salva-vidas e espaço apenas para o piloto. A construção do catamarã não foi apenas um desafio técnico, mas também uma aula prática inesquecível para os alunos.
” Posso afirmar que não tem comparação o nível de aprendizagem da turma que utiliza a prática como metodologia com a que se limita ao estudo teórico ” diz Marcella Freire, professora de Educação Física e coordenadora do projeto na escola.
Joshua Gabriel Rosa da Silva, de 16 anos e aluno do 3º ano, complementa:
“O projeto é uma forma de ter acesso a profissões menos visadas, conhecer pessoas que têm a energia sustentável como fonte de renda e de conscientizar sobre a necessidade da transição energética.”
Até domingo, a equipe do Ciep 218 enfrentará sete provas, ajustando e aprimorando a Margô a cada desafio. Este projeto não só promove o aprendizado prático, mas também inspira uma nova geração de entusiastas da energia solar e defensores do meio ambiente.