Falsa postagem alega relação entre o apagão e a compra de energia da Venezuela

capa notícias (6)

Foi publicado em rede social, uma dupla de capturas de imagens de manchetes do portal G1: “Apagão nacional afeta operação em linhas do Metrô de SP” e “Lula assina decreto que autoriza o Brasil a comprar energia elétrica da Venezuela”. As duas manchetes foram utilizadas para sugerir uma associação entre a retomada da importação de energia de países vizinhos, entre eles, a Venezuela, com o apagão do dia 15 de agosto. 

Essa publicação, entretanto, é falsa, visto que o recurso de importação de energia da Venezuela ainda está sendo estudado pelas instituições do setor elétrico do Brasil, e não há previsão de início para a operação. Ademais, a localidade escolhida para a importação de energia é o estado de Roraima, que não foi atingido pelo apagão.

Atualmente, a única causa identificada para a falta de energia foi uma falha técnica na linha de transmissão Quixadá-Fortaleza II, da Eletrobras.

Em conclusão, não há qualquer relação entre as causas do apagão com o decreto 11.629 assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e pelo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD), no dia 4 do mesmo mês. 

Por meio de nota, o ONS explicou ainda que o texto “apenas autoriza a realização de estudos para avaliar a viabilidade e a necessidade dessa importação” e disse não haver prazo para a conclusão das pesquisas.

Compartilhe esta notícia:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress