Com um investimento superior a R$ 1 bilhão, o gigantesco complexo solar da empresa chinesa PowerChina International está prestes a entrar em operação. A previsão é que o empreendimento comece a funcionar já em abril, reforçando o Ceará como um dos grandes polos de energia limpa no Brasil.
Índice
Encontro estratégico com o governo do Ceará
Nesta segunda-feira (10), executivos da PowerChina se reuniram com o governador Elmano de Freitas para discutir detalhes do projeto e seus impactos para o estado.
Após o encontro, o governador destacou a importância do empreendimento para a economia local.
“Estive reunido com a diretoria da PowerChina International, líder global em energia limpa e engenharia, responsável pelo empreendimento que terá capacidade para abastecer 350 mil famílias e gerar 2 mil empregos para os cearenses. É mais desenvolvimento, empregos e o Ceará cada vez mais em destaque na produção de energia limpa no Brasil”, afirmou.
PowerChina fortalece presença global
A PowerChina International não é nova no setor energético. A empresa tem projetos em 11 países das Américas, incluindo Equador, Venezuela, Bolívia, México, Brasil, Costa Rica, Honduras, Cuba e Argentina. Somente nessas regiões, o valor total de contrato ultrapassa US$ 100 bilhões.
Além disso, a companhia mantém negócios em mais de 130 países ao redor do mundo, consolidando-se como uma das maiores potências no setor de engenharia e energia limpa.
Impacto para o Brasil e o setor de energia limpa
Com a crescente demanda por fontes renováveis, o Brasil vem atraindo grandes investimentos internacionais no setor solar. O projeto da PowerChina no Ceará reforça o protagonismo do estado e sua capacidade de atrair gigantes globais da energia.
Com a entrada em operação desse novo complexo, a expectativa é que mais oportunidades de emprego e crescimento econômico surjam para a população local, além de um impulso significativo para a matriz energética sustentável do país.