Penaforte, CE – A cidade de Penaforte, na divisa entre Ceará e Pernambuco, está prestes a receber um significativo investimento de R$ 150 milhões para a construção de um novo complexo de energia. O projeto inclui um parque fotovoltaico com capacidade de geração de 3 MW (megawatts) e uma usina de Waste-to-Energy (WtE), destinada à geração distribuída (GD) para uso residencial e comercial.
A usina WtE tratará resíduos sólidos despejados em aterros sanitários da região, convertendo-os em biogás. Com capacidade de processar no mínimo 70 toneladas de lixo por dia, o projeto representa uma solução sustentável para o gerenciamento de resíduos.
O secretário de Desenvolvimento Econômico do Ceará, Salmito Filho, destaca a importância do investimento para a região do Cariri. A empresa responsável pelo projeto, New Sun Energy Brazil S/A, está em tratativas avançadas com o Governo do Estado e aguarda o parecer da Enel Ceará para acesso à rede de distribuição elétrica.
Ricardo Rufino, head de expansão da New Sun, explica que a empresa já possui 17 usinas no Brasil e esta será a primeira no Nordeste. A escolha por Penaforte se deve aos incentivos governamentais para empresas que trabalham com energia fotovoltaica e hidrogênio verde.
O projeto em Penaforte inclui uma “usina dupla“, com tecnologias fotovoltaica e WtE, visando receber resíduos sólidos de Salgueiro, PE. A primeira etapa do investimento, de R$ 60 milhões, será destinada à construção desta usina. No total, o empreendimento gerará mais de 100 empregos na construção e operação das usinas.
A New Sun planeja expandir seus investimentos no Ceará até 2030, com metas de alcançar 50 MW de potência instalada, utilizando energia fotovoltaica para GD e biogás. Outros dois projetos estão em tratativas no interior do Estado, um parque solar e outra usina de WtE, cujas localizações ainda não foram divulgadas.
A chegada da New Sun ao Ceará marca um passo importante para a sustentabilidade e desenvolvimento econômico da região, trazendo novas oportunidades de emprego e tecnologias inovadoras para o mercado de energia renovável.