A CTG Brasil, em colaboração com o Instituto SENAI, Thymos Energia e Wisebyte, está trazendo inovação para Ilha Solteira (SP) com um projeto PDI (Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação) aprovado pela ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica). Este ambicioso empreendimento visa criar um laboratório de armazenamento de energia, utilizando baterias e geração distribuída, em uma usina solar situada na UHE Ilha Solteira, na divisa de São Paulo e Mato Grosso do Sul.
Com aproximadamente 900 módulos solares, a usina fotovoltaica terá uma capacidade instalada de 500 kWp, suficiente para abastecer mais de 380 residências. O laboratório também contará com baterias que possuem capacidade de armazenamento de 100 kWh, garantindo maior flexibilidade e estabilidade ao sistema.
Segundo Sérgio Fonseca, diretor de Desenvolvimento de Negócios e PDI da CTG Brasil, “Este projeto é um passo crucial para impulsionar a geração limpa e reduzir os custos de eletricidade, através do desenvolvimento de soluções com baterias que aumentam a flexibilidade da geração.”
Os estudos técnicos, realizados em parceria com ISI-TICs/SENAI Pernambuco, Thymos Energia e Wisebyte, explorarão o potencial das baterias em fornecer serviços ancilares, controlar oscilações na rede e melhorar a flexibilidade da geração. Além disso, serão desenvolvidos sistemas computacionais com tecnologias de inteligência artificial para otimizar a implantação de USB (Utility Scale Battery) em ativos de geração de energia hidrelétrica, eólica e solar.
“Este projeto inovador não só contribuirá para o desenvolvimento do mercado de serviços ancilares no Brasil, mas também fornecerá uma base sólida para a regulação e procedimentos para uso de baterias em larga escala no sistema elétrico brasileiro,” afirma Jovanio Santos, diretor de Novos Negócios da Thymos Energia.
A CTG Brasil, uma das maiores geradoras de energia do país, continua a liderar com investimentos em hidrelétricas e parques eólicos, promovendo a geração de energia limpa e sustentável. Com este novo laboratório, a empresa reafirma seu compromisso com a inovação e a sustentabilidade, criando um marco importante para o futuro do setor energético brasileiro.