Primeiro cinema movido a energia solar do Brasil “estaciona” em Brasília

duartina-sp-230323-matheusbolou-cinesolar-1-

O Park Way, em Vargem Bonita, inaugura o primeiro cinema itinerante movido a energia solar do Brasil: o CineSolar.  As sessões acontecem gratuitamente nas sextas feiras às 18h com direito a pipoca!

O furgão que carrega o telão do CineSolar é acoplado com placas fotovoltaicas no teto, e carrega todo o cinema com cadeiras e equipamentos. O projeto, que completa 10 anos em 2023, já passou por cerca de 600 cidades no país e no DF vai ter duas sessões em Brasília. O público ainda pode visitar o furgão, onde toda a magia da ciência acontece.

O CineSolar já percorreu mais de 250 mil quilômetros pelo país e realizou 1.870 sessões. Foram cerca de 180 filmes exibidos. Além do cinema, houve também 576 oficinas para 284 mil pessoas.

O projeto busca democratizar o acesso às produções audiovisuais – principalmente as nacionais – e promover ações e práticas sustentáveis.

O automóvel é inteiramente decorado com materiais reciclados e objetos com princípios de magnetismo e eletricidade como laser e bola de plasma. Todo o equipamento já gerarou mais de 3 milhões de watts – equivalente a um ano e três meses de uma geladeira ligada.

  • Quando: Sexta-feira (29), às 18h e às 19h
  • Onde: Espaço Feira do Produtor de Vargem Bonita – Quadra 16 e 17
  • Local em caso de chuva: Associação Clube Nippo Brasileiro – Quadra – Lote 10
  • Entrada gratuita
O projeto conta com dois cinemas móveis, que foram grafitados e batizados de Tupã Mahura

Compartilhe esta notícia:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress