A energia fotovoltaica no Brasil e no mundo está em grande crescimento e evolução, ficando mais acessível para a população em geral. Projeções indicam que até 2030, a produção deste tipo de energia deve aumentar seis vezes em relação aos níveis atuais (2024). Se você já atua na área como integrador mas ainda não conseguiu engrenar no setor, fique ligado neste artigo para saber mais sobre como vender mais energia solar.
Índice
O mercado fotovoltaico atual
O mercado fotovoltaico está em franca expansão, oferecendo uma oportunidade única para aqueles que desejam atuar na área de vendas de energia solar fotovoltaica. Muitas vezes, você nem precisa ser um integrador ou ter conhecimento de como realizar um projeto ou instalação. Sabendo como vender, você pode terceirizar a mão de obra para empresas integradoras de confiança e profissionais.
Sendo uma empresa integradora é muito importante que você e sua equipe de vendas desenvolvam estratégias eficazes para alcançar o objetivo principal da sua empresa, que é: vender projetos fotovoltaicos de alta qualidade.
Com a demanda crescente no setor solar, é fundamental que sua empresa esteja pronta para atender essa crescente necessidade. Agora é o momento ideal para aumentar as vendas de energia solar e solidificar a posição da sua empresa no mercado.
Uma das grandes vilãs da energia solar hoje são as concessionárias de energia. Pois como a maioria dos sistemas precisam da rede delas para funcionar (Sistemas Off Grid) e injetar o excedente de energia gerado, elas estão alegando um problema de inversão de fluxo de potência em algumas regiões, para não aceitarem novos projetos.
LEIA MAIS: Inversão de fluxo de potência na geração de energia solar
10 dicas de como vender mais energia solar
Para ajudá-lo a impulsionar suas vendas de energia solar e adotar as melhores estratégias, oferecemos várias dicas valiosas para ajudar no sucesso do seu negócio:
Se há um segredo para o sucesso, ele está principalmente na capacidade de entender as coisas do ponto de vista de outra pessoa. Nesse caso, dos seus leads e possíveis clientes.
O principal objetivo de um vendedor e sua equipe é atingir metas e garantir a assinatura de novos contratos regularmente, impulsionando assim o crescimento da empresa. Trazendo mais investimentos e oportunidades de negócios e expansão.
No entanto, isso nem sempre é possível, já que diversos fatores influenciam no processo de vendas, exigindo experiência, conhecimento e organização para alcançar seus objetivos.
Para assegurar o sucesso das suas vendas, é essencial que você e sua equipe desenvolvam hábitos que aumentem as chances de sucesso nas vendas de energia solar.
Pensando nisso, separamos 10 dicas indispensáveis para que suas vendas decolem e o processo de comercialização se torne mais simples e eficaz. Confira:
1 – Paciência nas vendas de energia solar
Cada cliente possui seu próprio tempo e processo de decisão. Não exija uma resposta imediata, pois isso pode causar uma rejeição dos clientes. Seja paciente e feche vendas no momento certo.
Além disso, forçar o fechamento de um negócio no momento errado acaba gerando mais dor de cabeça, pois o cliente não estava ainda no momento de compra dele, não entendia o valor do seu produto/serviço e provavelmente não vai indicar a sua empresa, podendo inclusive fazer o caminho oposto, desgastando a imagem da sua empresa.
2 – Conheça seus clientes
Conhecer o perfil do seu cliente ideal é muito importante para um processo de vendas bem-sucedido. Isso permite que você direcione estratégias de forma mais eficaz e entenda as necessidades comerciais dos consumidores.
Trace o perfil dos seus clientes, monte personas e avatares para saber exatamente como o seu cliente se comporta, o que ele faz e como funciona o comportamento de compra deles.
3 – Vendas consultivas
Adote uma abordagem consultiva nas vendas, o que aumenta a confiança dos clientes em seu produto ou serviço. Ou seja, faça uma consultoria completa para seu cliente, não se incomode em tirar todas as dúvidas deles, responda com paciência e clareza.
Deixe claro todas as vantagens que ele terá com a instalação de um sistema solar fotovoltaico e mantenha a comunicação aberta para responder qualquer dúvida ou receio que o cliente possa ter.
4 – Curiosidade
Mantenha-se atento às necessidades e problemas do seu cliente, sem ser invasivo. Isso ajuda a construir um relacionamento mais profundo e aumenta as chances de sucesso nas vendas. Demonstre interesse com os problemas que levaram o cliente a te procurar.
Além disso, seja empático em demonstrar preocupação com os problemas dele. Ao passo em que também oferece a solução para as dores de cabeça que ele está tendo.
5 – Organização e disciplina
Essas são qualidades essenciais para qualquer profissional ou empresa que deseja alcançar o sucesso. Uma rotina comercial exige pessoas especializadas e uma equipe produtiva e engajada em busca do sucesso.
6 – Flexibilidade
Desenvolva a capacidade de se adaptar rapidamente e revisar suas estratégias conforme necessário. Ser flexível com seus clientes é fundamental para demonstrar interesse em resolver os problemas dele.
Não seja engessado, nem na abordagem e processos de venda e nem na negociação. É fundamental ter uma margem de lucro que permita à sua empresa flexibilizar valores, demonstrando interesse e vontade de resolver o problema dele.
7 – Comprometimento
Mantenha um compromisso verdadeiro com seus clientes, orientando-os e fazendo o necessário para atender suas demandas. Assim, foque sempre em prestar um serviço de qualidade. O comprometimento é muito importante tanto no momento de realização da venda, como ao longo de todo o processo de instalação e pós venda dos sistemas fotovoltaicos.
Isso, pode gerar mais vendas por indicação e prestações de serviço recorrentes para seus clientes, como limpeza e manutenção dos paineis. Dessa forma aumentando o ticket médio da sua empresa e mantendo rendas fixas.
8 – Atualização
Mantenha-se informado sobre as novidades do setor energético para se destacar perante os concorrentes. É muito importante que você esteja ligado em tudo que acontece no setor solar para poder orientar seus clientes e esclarecer as dúvidas deles da melhor forma possível.
No blog e nas notícias do Grupo E4 você fica antenado em tudo que acontece no setor fotovoltaico, no Brasil e no mundo.
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9 – Facilidade no pagamento
Muitas vendas que estão prontas para serem fechadas acabam sendo perdidas pela simples falta de facilidade de pagamento por parte do cliente. Como integradores precisamos oferecer possibilidades de pagamento que caibam no bolso do nosso cliente.
O principal fator no setor fotovoltaico é o financiamento do sistema, que idealmente procura trocar o valor da fatura de energia do seu cliente pelas parcelas do financiamento, ou seja, não tem impacto nenhum no bolso do seu cliente para ele adquirir o sistema fotovoltaico.
E você já pode gerar uma proposta comercial com um orçamento PRÉ-APROVADO para o seu cliente, é isso mesmo, ele não precisa mais ir em bancos, falar com gerentes, porque você consegue garantir um financiamento pré-aprovado utilizando a mais nova funcionalidade do Azume, a ferramenta que mais ajuda integradores nas tarefas cotidianas como gerar orçamentos, propostas comerciais, dimensionamento, gestão de clientes, gestão de vendedores e agora também emissões de financiamentos pré-aprovados para os seus clientes!
Isso nos leva ao 10º e último fator dessa lista que vai aumentar muito as suas vendas de energia solar.
10 – Utilização de um CRM focado em energia solar
Aumentar seus lucros e alcançar metas utilizando o Customer Relationship Management (CRM) como uma ferramenta é essencial. Um bom CRM permite que você gerencie os atendimentos a todos os seus clientes de forma organizada e otimizada. Sabendo e entendendo o momento de compra de cada um deles para não errar na abordagem.
Além disso, um bom CRM oferece soluções para otimizar e agilizar os seus processos de venda, como geração automática de proposta, dimensionamento de projetos, geração e assinatura de contratos digitais, criação e hospedagem de website para sua empresa e muito mais.
O CRM Azume, além de tudo isso que falei acima, é integrado com as maiores distribuidoras de equipamentos fotovoltaicos do Brasil, proporcionando a facilidade, comodidade e agilidade de montar as propostas com os equipamentos e valores reais das distribuidoras direto no aplicativo.
Também é possível realizar financiamentos e cotações dentro do Azume, uma vez que ele é integrado ao BTG. Dessa forma, tendo financiamentos pré aprovados para seu cliente, você já poderá gerar propostas com os dados do financiamento .
Conclusão
Essas dicas ajudarão você a melhorar a qualidade do atendimento e a eficácia do seu processo de vendas, aumentando assim as vendas de energia solar. Se tiver qualquer dúvida não hesite em deixar nos comentários abaixo, respondemos a todos! E boas vendas!